A Liga Nordeste de Basquetebol – LNB apoia e fomenta a modalidade esportiva do basquetebol, objetiva desenvolvê-lo por meio de ações e eventos esportivos com excelência de qualidade, mediante o apoio de órgãos oficiais federal, estadual e municipal viabilizando minimizar os custos dos eventos ao ofertar infraestrutura básica às equipes e atletas, usando as redes sociais e os canais de televisão oficiais e privados para consolidar o evento, as equipes e os atletas.

A LNB realizou eventos esportivos de 2008 a 2010 captando recursos diretos, com ações direcionadas à iniciativa privada junto à empresa patrocinadora Schincariol para o evento esportivo SUPERCOPA NORDESTE DE BASQUETEBOL I, II e III com transmissão da fase final do evento ao vivo, em ARACAJU-SE, via TV APERIPÊ; em Recife-PE, via TV UNINASSAU e em SALVADOR-BA, via TVE-BA.

Em 2011, a LNB teve aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte o projeto IV SUPERCOPA NORDESTE MASC/FEM captado com a Cia. Suzano e Cia. Nestlé, o qual beneficiou 4820 atletas de 245 equipes de todos os estados da Região Nordeste e fase final ao vivo via TV Assembleia Maceió, e ao vivo no Facebook atingindo cerca de 220.000 seguidores e acessos.

Foi aprovado em 2012, na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto V SUPERCOPA NORTE-NORDESTE MASC/FEM, a LNB captou com a Cia. Telefônica / VIVO, o qual beneficiou 6572 atletas de 385 equipes de todos os estados das regiões Norte e Nordeste. A fase final foi transmitida ao vivo pela TVE-BA, em Salvador e ao vivo no facebook, atingindo cerca de 457.000 seguidores e acessos.

De 2013 a 2018 a LNB realizou diversos convênios com a SETRE-SEC. TRAB. EMPR. RENDA E ESPORTES – BA; por meio de Chama Pública e Termo de Fomento, foram beneficiados cerca de 96 equipes e mais de 10.000 atletas na fase de classificação e na fase final dos eventos de base nas faixas etárias 13, 15, 17, 19, adulto e máster, supermáster e hipermáster.

Em 2019, a LNB executou diversos convênios com a SETRE-SEC. TRAB. EMPR. RENDA E ESPORTES – BA e com a Superintendência de Desporto do Estado da Bahia – SUDESB a Chamada Pública e Termo de Fomento, os quais beneficiaram cerca de 187 equipes e mais de 10.000 atletas na fase de classificação e na fase final dos eventos de base nas faixas etárias 13, 15, 17, 19, adulto e máster, supermáster e hipermáster. Em julho, realizou o inédito evento estadual COPA NORDESTE DE BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS, mais precisamente com sua fase final em Salvador, o qual beneficiou 12 equipes masculinas e 2 equipes femininas, totalizando 80 atletas portadores de deficiência física.

EVENTOS OFICIAIS FAZ ATLETA E TERMO DE FOMENTO

Palavra do Fundador

“A prática esportiva é um instrumento educacional, social e de saúde do ser humano que visa o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos, ensinando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, fazendo com que desenvolvam competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o crescimento individual. Além disso, o esporte pode funcionar como elemento de amadurecimento pessoal e de responsabilidade.
Por ser uma modalidade institucionalizada, na qual sua prática requer a participação coletiva, a importância do companheirismo e do trabalho em grupo são aspectos fundamentais na sociedade atual, assim se caracteriza o
Basquetebol.”

Botão Voltar ao topo